Filantropia

A Dra. Lilian Lopes, além de ser uma das mais reconhecidas profissionais de sua área, se destaca também pela vocação para o ensino. Ela não se limita aos cursos de treinamento e pós-graduação que já capacitaram centenas de médicos. O Instituto que leva seu nome orgulha-se das ações de filantropia realizadas pela doutora e sua equipe.

Uma das iniciativas mais louváveis foi a viagem da Dra. Lilian e sua equipe por todas as regiões do Brasil, com o objetivo de disseminar conhecimento e evitar mortes prematuras de bebês. O projeto, reconhecido como o maior programa voluntário de treinamento em coração fetal do mundo, levou cursos itinerantes teórico-práticos a médicos que não tinham acesso a conhecimentos avançados da área de cardiologia fetal e infantil.

O relato de Carlos Cateb, diretor administrativo da Clínica Ecokid e do Instituto Lilian Lopes, é marcante: “Vimos carros caindo aos pedaços pintados de branco e com uma cruz vermelha se designando como ‘ambulâncias’; como também filas imensuráveis no SUS para realizarem um simples ecodopplercardiograma, fosse ele fetal ou pediátrico. Nos sentimos orgulhosos e com missão cumprida por realizar todos os treinamentos sem objetivar lucro, nem solicitar ajuda governamental ou de qualquer outro órgão”.

O projeto em todas as regiões do Brasil foi um marco, mas a Dra. Lilian Lopes não parou por aí. Ciente das limitações da rede pública de saúde, ela passou a realizar atendimentos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Dra. Lilian Lopes se orgulha do grande trabalho realizado até aqui e promete seguir na busca por melhores condições para todas as pessoas, com o permanente objetivo de permitir a muitas pessoas carentes pleno acesso  a exames fundamentais de cardiologia fetal e infantil.