VI Curso de Ecocardiografia Tridimensional e ‘Strain’ das Cardiopatias Congênitas na Criança, Adolescente e Adultos
Diferenciais
Sobre o curso
- Módulo I – Strain ventricular e atrial
- Módulo II – Ecocardiografia tridimensional
O surgimento da ecocardiografia tridimensional (3D) melhorou significamente a qualidade imagem não invasiva, propiciando uma melhora impactante no entendimento e manejo das cardiopatias congênitas na prática clínica. O eco 3D transtorácico permite uma interpretação mais fácil, mais precisa e reprodutível da complexa anatomia das cardiopatias congênitas, superando as limitações intrínsecas da ecocardiografia convencional.
A possibilidade de visualização sem precedentes de estruturas cardíacas de qualquer perspectiva no coração pulsante, fornece informações valiosas com grande impacto na conduta cirúrgica ou terapêutica.
Uma grande vantagem da terceira dimensão é a melhoria na precisão e na reprodutibilidade de medições de volume das câmaras, eliminando as suposições geométricas e os erros causados por visualizações incompletas de câmaras dilatadas. Outro benefício do eco 3D é a visão realista das valvas cardíacas e monocúspides, permitindo uma melhor avaliação da hemodinâmica e dos mecanismos das estenoses e insuficiências valvares de uma maneira única e não invasiva.
A grande vantagem do strain miocárdico é o valor pré-clínico que apresenta em termos de função cardíaca, superando a fração de ejeção como indicador de disfunção miocárdica, além de ser reprodutível e apresentar menor variabilidade intra-observador e interobservador
Sabemos, entretanto, que o strain e a tecnologia tridimensional são ferramenta muito novas e de difícil utilização, fazendo-se necessário um treinamento específico.
Os ecocardiografistas precisam aprender a adquirir conjuntos de dados volumétricos sem artefatos, clips adequados para cálculo de Strain e navegar dentro do conjunto de dados para obter a visualização e as medidas desejadas.
Para ajudar o ecocardiografista que deseja implementar a realização de Strain e o Eco 3D na sua rotina de trabalho, um curso teórico-prático intensivo de 4 dias com sessões teóricas pela manhã e práticas à tarde foi idealizado para atender médicos sedentos por conhecimento em tecnologias avançadas.
Objetivos
- Promover especialização e aprimoramento de médicos que já exercem a ecocardiografia, conferindo suficiência para exercer a ecocardiografia em pacientes com cardiopatia congênita, quer sejam crianças, adolescentes ou adultos, através de novas tecnologias que usam ferramentas de ecocardiografia tridimensional e Strain;
- Apresentar princípios básicos e manipulação de equipamentos para obtenção de volumes;
- Demonstrar como manipular e otimizar as imagens para obtenção de medidas fidedignas;
- Discutir a vantagens dos métodos de 3D e Strain no estudo da função ventricular e as vantagens no estudo das cardiopatias congênitas.
Público-alvo
- Ecocardiografistas;
- Cardiologistas.
Formato
Presencial (teórico-prático).
Corpo Docente
Coordenação: Dra. Lilian Lopes.
Dra. Lilian Lopes
Diferenciais do curso
- Experiência em strain e tridimensional em cardiopatias congênitas desde 2011;
- Aulas teóricas com exemplos de casos clínicos interessantes e desafiadores de cardiopatias complexas do imenso acervo da Dra. Lilian Lopes;
- Aulas Práticas em estações de trabalho com computadores providos de programas da Ge (EchoPak) ou Phillips (QLAB);
- Hands-on com monitores altamente qualificados em altas tecnologias.
Quero fazer este curso
Envie seus dados que retonaremos em breve
- Site 100% seguro - SSL ATIVO